Mudança de hábitos alimentares, exercícios físicos e administrar melhor os problemas são algumas medidas necessárias

Presentes na vida da maioria das pessoas a ansiedade e o estresse podem interferir no processo de emagrecimento. A psicóloga e coach de emagrecimento, Cíntia Seabra explica que normalmente tanto a ansiedade quanto o estresse estão associados a antecipação de algo, e que são reações normais do corpo diante dessas situações, como por exemplo o nascimento de um filho, mudança de empresa, cidade, alteração de cargo ou função.

Além disso, segundo ela os sintomas fisiológicos nos dois casos são parecidos: suor na palma das mãos ou a aceleração do batimento cardíaco. “Mas no caso da ansiedade o problema está em quando essas condições perduram por muito tempo, dificultando o bom andamento da sua vida. Uma pessoa pode ser mais ansiosa do que outras no dia a dia, mas quando essa ansiedade impede que ela realize certas atividades, como andar de elevador ou dirigir, é aconselhável procurar ajuda psicológica”, recomenda.

A mesma coisa na opinião da psicóloga vale para o estresse: se tudo começa a te estressar, tente entender o que realmente está acontecendo, sempre contando com o apoio de um profissional qualificado.

A pessoa perde o controle do que ingere, como uma forma de compensar essas pressões que sofre diariamente e, com isso, acaba engordando. - Cíntia Seabra

Cíntia Seabra

A coach, que é referência nacional pelo seu programa de emagrecimento on-line “O Segredo do Emagrecimento em 8 Semanas”’, esclarece que a ansiedade e o estresse podem ocasionar problemas relacionados ao peso. “A pessoa perde o controle do que ingere, como uma forma de compensar essas pressões que sofre diariamente e, com isso, acaba engordando. É possível, também, em casos mais graves, desenvolver problemas como diabetes, hipertensão e obesidade, caso o indivíduo não procure tratamento”, explica.

 

Uma luz no fim do túnel

Cintia assegura que para as pessoas que estão passando por momentos intensos de ansiedade ou estresse e quer emagrecer, realizar uma reeducação alimentar visando ingerir alimentos saudáveis é uma ótima alternativa. Além, também da prática de atividades físicas, alongamentos, exercícios de respiração e meditação.

Outra maneira é buscar uma nova forma de enxergar seus problemas e a maneira como lida-se com eles. “Acredite, você não está sozinho, essas condições são extremamente comuns, devido ao grande nível de pressão ao qual somos submetidos diariamente. O que você pode sim fazer é buscar uma vida mais saudável, tentando não deixar se abalar pela ansiedade e o estresse, já que eles estão presentes diariamente na vida de quase todas as pessoas”, conclui.

Texto: Érika Marinho / Foto: ©PathDoc/Shutterstock.com

Written by viverfazbem