Crianças em fase de crescimento precisam fazer pequenos lanches entre as refeições principais para crescer bem e saudáveis

De 5 a 12 anos as crianças têm uma necessidade maior por nutrientes que as façam ganhar mais energia. Por isso, se alimentar apenas no café da manhã, almoço e jantar não é suficiente.

A gastroenterologista e mãe de dois filhos em idade escolar, Dra. Fabiana Alves alerta os pais, no entanto, a prestarem atenção no consumo de alimentos calóricos e de poucos nutrientes como, por exemplo, pacotes de salgadinhos. O melhor a se oferecer nesses intervalos são frutas.

No entanto, é bom conversar com a criança para saber o que ela gosta e alternar esses pequenos lanches com pãezinhos integrais, iogurtes e bolos, mas de preferência que sejam feitos em casa. -Dra. Fabiana Alves

Segundo ela, quanto mais variada a alimentação melhor: “Os pais precisam ser criativos pois o mesmo lanche todo dia enjoa. Então se a fruta já foi a sobremesa do almoço, no lanche da tarde ofereça um iogurte, ou se a criança comeu iogurte ou bolo no café da manhã, dê uma maçã no intervalo”, ensina.

Nos dias frios, os alimentos com temperatura morninha são mais atrativos para os pequenos, então aquecer o leite com chocolate ou fazer uma torrada com o pão de forma integral fica mais apetitoso. “Já nos dias quentes faça o contrário: ofereça suco com pedrinhas de gelo, salada de frutas com suco de laranja, sorvete ou picolé de frutas”, mostra a Dra. Fabiana.

Uma dica da gastro também é a mistura de alimentos para conseguir com que dois ou mais tipos de nutrientes sejam incorporados na dieta da criança. Exemplo banana e aveia juntas, chocolate amargo derretido com castanhas e passas, biscoitos versão integral, etc. Além disso, para a criança ter uma infância saudável evite o uso em excesso de sucos artificiais, refrigerantes, balas e salgadinhos.


Texto: Juliana Klein / Foto: ©Kzenon/Shutterstock.com

Written by viverfazbem