As férias escolares estão chegando e a família não vê a hora de viajar e curtir, certo? Contudo, alguns cuidados com os pequenos são essenciais para que as lembranças não se tornem pesadelos.

Planos seguidos de ansiedade, misturados com mais planos e ainda mais ansiedade! As férias escolares estão chegando e poder viajar com a família nessa época é o sonho de toda criançada. A expectativa já começa desde agora, pois é o momento da diversão que ficará nas boas lembranças e recordações dos filhos. Porém, a pediatra do Docway, Dra. Patrícia Filgueiras dos Reis, indica alguns cuidados para que esse momento mágico não se torne um desastre.

O primeiro deles começa com a preocupação da saúde das crianças, que nem todos os pais se atentam antes de ir viajar. “É bom fazer uma consulta antes da viagem, para verificar inclusive as vacinas do cartão da criança e atualizar as que possam estar atrasadas, além daquelas que possam ser necessárias, de acordo com o destino escolhido para a viagem”, comenta.

Outra medida que não pode ser ignorada pelos pais é um kit de medicamentos para viagem. Que deve conter: anti-térmico, anti-alérgico, anti-emético, repelente, protetor solar, antissépticos tópicos e curativos adesivados. “Dependendo da gravidade do problema, também é recomendável levar um relatório do médico que a acompanha para orientação a outro serviço médico, caso ela venha necessitar – as receitas das medicações em uso também devem ser portadas”, explica a Dra. Patrícia.

O uso de protetor solar é também iminente nesta época do ano. E deve ser reaplicado nas crianças a cada 2 horas. “A escolha do melhor protetor solar deve ser feita de acordo com o tipo de pele de cada um e com a idade. E se a viagem for para áreas com mosquitos, não esquecer principalmente do repelente, já que muitas vezes a criança pode ser alérgica a picada, o que pode acabar estragando o passeio”, recomenda.

A pediatra alerta ainda os pais de ficarem atentos as regras de segurança de cada local para onde irão viajar, assim como devem assisti-las durante toda a viagem. “Verificar também os riscos locais (área rural, praia, metrópole, ecoturismo, esportes radicais) e orientar os filhos”, finaliza a especialista.


Texto: Juliana Klein / Foto: ©alexandr_1958/iStock.com

Written by viverfazbem