O uso excessivo de sapatos com salto pelas mulheres pode acarretar dores e doenças
O salto alto é o calçado considerado um dos mais elegantes nas mulheres, mas, segundo os médicos do Grupo de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva do Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Pil Sun Choi e Dr. Wilson Dractu, entre os problemas causados pelo seu uso diário está em lordose lombar, curvatura excessiva da coluna para dentro, hiperlordose lombar, metatarsalgia e hálux valgo (joanete).
De acordo com eles, no dia a dia, o ideal é utilizar um calçado de no máximo três a cinco centímetros. “Saltos maiores devem ser reservados aos eventos e, mesmo assim, a mulher deve estar preparada para ter dores nas costas e nos pés”, alertam. A dor ocorre, segundo eles, porque os saltos altos deslocam o centro de gravidade para frente, causando um desequilíbrio.
Texto: Juliana Klein / Foto: ©S_Photo/Shutterstock.com












Olá! Seja bem-vindo ao Viver faz Bem, seu novo e definitivo blog de saúde e bem-estar.
Aqui você encontrará matérias originais e exclusivas - apuradas com cuidado por nossa equipe de jornalismo -, trazendo dicas, novidades e muita informação a respeito dos principais temas que fazem parte do seu cotidiano.
Acompanhe nossas postagens e fique à vontade para sugerir temas ou esclarecer suas dúvidas:
Leave a Comment