Sim, falar o que pensa é uma coisa boa, não tenha dúvida disso. Isto é, desde que você pense e divulgue coisas boas, é claro. Como ninguém é perfeito – nem feliz o tempo todo – confira 5 dicas valiosas para manter uma imagem íntegra e verdadeira.

 

Hoje com a superexposição em todas as mídias, um simples comentário negativo pode tomar grandes proporções e abalar bastante uma reputação. E isso certamente vai te prejudicar no convívio social e até mesmo em futuros empregos. Acredite, caiu na rede, é para sempre!

Mas, segundo a especialista em imagem e reputação, Nathana Lacerda, alguns erros muito comuns podem ser não apenas evitados, mas contornados em seu favor. Confira as 5 atitudes que precisam ser trabalhadas:

 

1- Mascarar seus defeitos com uma “fachada”

Todo mundo possui defeitos. Algumas pessoas são inseguras, outras têm medo de se expor. Isso é comum, mas muitos acabam criando atitudes de “fachada”, que são posicionamentos que tiram a autenticidade. É importante procurar melhorar a si mesmo, sempre. Muitas vezes é preciso compreender os próprios sentimentos e trazê-los à tona, para então amenizá-los.

2- Evidenciar preconceitos em momentos “espontâneos”

Em plena competição esportiva, o comentarista faz uma afirmação infeliz que mostra seu machismo diante de uma atleta. Em outro ambiente, um apresentador de TV faz piada com pessoas que pertencem a uma minoria que busca por mais direitos na sociedade há décadas. Estes são apenas dois exemplos de momentos que podem acabar com a imagem de alguém que não se posiciona desta forma no dia a dia. Quando você é totalmente espontâneo, você expõe seus verdadeiros valores. Então… que tal melhorar estes valores e ser uma pessoa com mais empatia?

3- Irritar-se com qualquer reclamação

Os haters (pessoas que odeiam a tudo e a todos) estão aí, e o melhor a fazer é aceitar que eles existem. Por isso, é importante não se deixar levar por todo e qualquer comentário negativo. Ficar irritado e acreditar que é preciso “responder à altura” é o pior caminho a ser tomado e só mancha a sua reputação!

4- Acreditar que a opinião dos outros não importa

Você faz uma ação específica e muita gente não gosta, ou faz uma apresentação e recebe vaias. O que você faz? Se a sua atitude é não se importar com a opinião de tantas pessoas, é hora de repensar seu comportamento! Pedir desculpas, valorizar as críticas negativas e dar uma resposta exigida pela audiência é o mínimo que deve ser feito para transmitir a mensagem de que você se importa com as pessoas.

5- Demonstrar falta de autoconfiança

Uma pessoa autoconfiante tem variações naturais no tom de voz, gestos comedidos e postura ereta sem ser exagerada. Demonstrar insegurança e desconforto vai fazer com que as pessoas percebam, mesmo que não sejam especialistas em linguagem corporal. Portanto, treinar a autoconfiança todos os dias e trabalhar o nervosismo é a melhor forma de não acabar com a própria imagem.


Texto: Juliana Klein / Foto: ©SIphotography/iStock.com

Written by viverfazbem