Saiba como as plantas deixam os ambientes mais sofisticados, aconchegantes e o ar mais puro

A nossa casa é lugar de refúgio, descanso e nele desfrutamos de momentos especiais para renovar nossas forças e retomar o equilíbrio após um longo dia de trabalho. Que tal utilizar o verde das plantas para decorar a casa, tornando os ambientes mais leves, bonitos, aconchegantes e coloridos!

A luz artificial, o espaço limitado e a pouca ventilação não impedem certas espécies de habitarem no interior das nossas casas. E aí vale a criatividade que vão desde as samambaias da vovó, hortaliças cultivadas dentro de latinhas ou caixas de vidro, além dos jardins verticais.

A presença das plantas nos ambientes que frequentamos, e aí quanto mais melhor, nos proporciona uma emoção positiva. - Omar Ismail Batarce

O Arquiteto Paisagista, Omar Ismail Batarce atua nesse mercado há 20 anos e explica que a presença das plantas nos ambientes que frequentamos, e aí quanto mais melhor, nos proporciona uma emoção positiva. Ele compara esta emoção ao sentimento que experimentamos quando estamos junto da natureza.

Ele reforça que as plantas são aliadas na conservação do ar que respiramos, especificamente as que fazem a fotossínte, neste processo precisam absorver o dióxido de carbono liberando o oxigênio.

Batarce reforça que as plantas utilizadas na decoração de interiores são aquelas que especialmente vivem naturalmente em locais sem incidência direta da luz solar que queimariam suas folhas se expostas diretamente em ambientes externos, por esta particularidade se adaptam em ambientes internos.

As plantas verdes realizam a fotossíntese e para este processo que ocorre sob a luz solar necessitam do dióxido de carbono que retiram do ar se liberarem o oxigênio. Por isso, é importante salientar que é desejável que estas plantas sejam colocadas em locais com boa ventilação e luminosidade para que melhor se adaptem ao ambiente.

Ele conta que essas espécies se submetidas a ambientes que recebem refrigeração por ar condicionado acabam por definhar, uma vez que são plantas tropicais sensíveis ao frio e ao ar seco.

O arquiteto nos dá algumas sugestões de plantas
que podem ser utilizadas na decoração de interiores:
  • A Palmeira Rafis (Rhapis excelsa)
  • A Palmeira Chamedorea (Chamaedorea microspadix)
  • O Lírio Perfumado (Spathiphyllum cannifolium)
  • O Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)
  • A Babosa-de-pau ou também conhecida como Babosa-de-árvore(Philodendron martianum)
  • A Lança-de-são-jorge, Lança, Espada (Sanseveria cilíndrica)

Ele destaca que além dessas espécies as suculentas estão sendo bastante utilizadas na decoração de interiores. Elas são pequenas plantas de formas e cores muito atraentes, exigem muito pouco cuidado, propõem um detalhe muito interessante sobre peitoris e bancadas.

Texto: Erika Marinho / Foto: ©Shutterstock.com


Quer saber mais?

Viaverde paisagismo
(19) 3287.6421 / 99235.9917
No Instagran: omarisba
No Facebook: Viaverde Paisagismo

Written by viverfazbem