Não se deixar levar pelas tentações! Para quem gosta de se alimentar bem, passar as férias na praia não é fácil. Mas calma! Confira algumas dicas para se alimentar bem e manter a saúde em dia.

Camarão empanado, peixinho frito, pastel, coxinha, refrigerantes… por que rejeitar os petiscos praianos que são tão práticos e saborosos? Pelo simples fato de que nada disso é saudável, ainda mais quando consumidos na praia. As nutricionistas Cintia Pettinati e Paula Castilho dão algumas dicas para substituir esses alimentos que nada combinam quando o assunto é verão, sol e praia.

Para hidratar-se

Nos dias de calor, hidratar-se é essencial e para quem está na praia, não deve jamais deixar de fazer isso. No entanto, muitas pessoas procuram por refrigerantes ou sucos de caixinha. Mas, segundo as nutricionistas, estas com certeza, não são as opções mais saudáveis. “Os sucos de caixinha podem ter tanto açúcar quanto o refrigerante. E mesmo as versões light são carregadas de corantes, conservantes e adoçantes cheios de malefícios à saúde. Então, que tal substituí-los pelos sucos naturais? Algumas frutas dispensam até o uso de açúcar! Água de coco também é uma opção deliciosa e muito nutritiva para substituir os sucos industrializados e manter o corpo hidratado”, afirmam.

Prefira o natural

Para refrescar sempre cai bem um sorvete, não é mesmo? E quem resiste? Mas uma dica das nutricionistas é fazer picolés naturais caseiros de frutas. Escolha aquelas que costumam agradar mais o paladar como melancia, morango, laranja e maçã, e prepare sucos com elas. “Depois, basta distribuir o suco em forminhas próprias para picolé ou copinhos descartáveis pequenos e levar ao congelador”, orientam.

Além de dar origem a uma receita refrescante, você também terá algo nutritivo, já que as frutas costumam ser fontes de vitaminas.

O que petiscar

Uma alternativa de petisco light para esses momentos que pode aparecer no lugar dos salgadinhos é o chip de vegetais. Você pode preparar com batata, abobrinha, beterraba, chuchu e batata-doce, entre outros de sua preferência.

A receita, de acordo com Cintia e Paula, costuma ser bastante simples: basta cortar os legumes de sua preferência em fatias bem finas, levar ao micro-ondas ou forno convencional para assar e finalizar temperando com sal, pimenta ou ervas, de acordo com a sua preferência. “Os petiscos como amendoins e salgadinhos podem ser substituídos por palitinhos de cenoura e pepinos com limão, uma opção gostosa e com pouquíssimas calorias”, recomendam.

Cintia e Paula recomendam também outra ótima opção de aperitivo: a pipoca, contanto que não venha acompanhada de óleo, manteiga ou muito sal. Uma maneira bem fácil de preparar, segundo elas, é no micro-ondas: em um recipiente de vidro próprio para este forno, junte 5 colheres de milho para pipoca com 5 colheres de água e um pouco de sal. Cubra com filme plástico, faça furinhos para sair o vapor e coloque no micro-ondas em potência alta por cerca de 6 minutos (ou até ver que está parando de estourar).

Além desses, outra dica são sementes de abóbora tostadas, que fazem muito sucesso na praia por serem práticas e muito simples de carregar.


Texto: Juliana Klein / Foto: ©ArtMarie/iStock.com

Written by viverfazbem