Sigmund Freud já dizia “cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro”.

E vai ver que é por isso que o cachorro é um dos bichos prediletos das pessoas. Pelo menos é para boa parte dos brasileiros. Se você dúvida basta olhar as pesquisas. O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, há um pouco mais de dois anos, mostrou que a população de cachorros em domicílios brasileiros já chegava a 52,2 milhões. Imagine agora? É cachorro pra dedéu!

E fato curioso: Você já reparou que nesse mundo de latidos, bolinhas e rações, as pessoas que tem esses bichinhos de estimação parecem que estão sempre de bem com a vida? E, o melhor: nunca estão sozinhas. O que nos leva a seguinte questão: quem tem cachorro é mais feliz?

O veterinário do Pet Shop Animals World, Rodrigo do Posso, acredita que os cachorros, dentre todos os animais comuns, são os mais fáceis de lidar, pois aceitam bem carícias e são muito companheiros. “É por isso que as pessoas que tem cachorros são mais felizes sim, pois os cachorros, mesmo quando estamos tristes, só sabem tentar nos agradar, pedem e dão carinho sem nada em troca”, opina.

O psicanalista da Clia Psicologia, Saúde & Educação, Fabio Bonilha Cavaggioni, explica que isso se dá pelas características do próprio animal. “O cachorro tem a capacidade de interagir com as pessoas de forma carinhosa e se bem tratado e educado passa a ser um grande companheiro para todos os momentos, principalmente os mais difíceis”, defende e completa: “Nenhum outro animal é tão companheiro quanto o cachorro, não precisa de quase nada para se conseguir sua atenção e fidelidade, independentemente da situação que se mostra este animal estará sempre ao seu lado, por mais desvantajoso ou perigoso que pareça, não desiste nunca. Outro ponto é a grande sensibilidade que apresenta manifestando-se de acordo com o que percebe na pessoa que o acompanha e agindo de forma a minorar seu sofrimento ou tristeza”, argumenta.

 

Sou mais saudável com meu cachorrinho!

Bonilha diz que está comprovado que a companhia desse peludo também ajuda e muito na saúde das pessoas. Como, por exemplo, no combate a depressão, pelo simples fato da proximidade e afeto com que olham seu dono. Outra grande razão é ter a possibilidade de sua companhia em atividades físicas, ajudando assim na saúde, bem-estar e porquê também não dizer na sociabilidade de seus acompanhantes, já que são verdadeiros catalisadores sociais.

O psicanalista analisa também que cães tem a capacidade de tirar seus donos do sedentarismo seja para acompanhá-los em caminhadas ou pelo simples fato de brincar. Além disso, estudos realizados pela Associação Americana do Coração mostram que donos de cães apresentam menor risco de doenças cardíacas do que outros que não possuem este animal, sem contar a questão de se sentir querido, valorizado e amado que o cão proporciona a todo momento.

 

Crianças e cachorros

Algumas pessoas têm medo de ter cachorro quando têm filhos, por acharem que podem causar problemas respiratórios e, infelizmente, muitos se desfazem dos seus bichinhos por conta disso. Nós sabemos, uma tremenda crueldade, mas, estes casos existem. Rodrigo do Posso diz que, realmente, algumas pessoas, especialmente crianças, podem ter problemas alérgicos à pelos de animais.

Porém, muitas vezes, essas alergias são minimizadas quando a criança está em constante contato com o animal e criam uma certa resistência imunológica pessoal. - Rodrigo do Posso

O psicanalista Fabio Bonilha Cavaggioni apoia Rodrigo dizendo ainda que pesquisas mostram que crianças que tem cachorros são mais saudáveis do que aquelas que não tem. “Os médicos acreditam que o convívio com o animal ajude a aumentar o sistema imunológico da criança, mas claro que existem raças e tamanhos adequados para fase em que os filhos se encontram”, pondera.

 

O melhor amigo do homem

Com tudo isso, o que podemos concluir é: não existe no mundo, animal exemplar que se mostre tão ou mais amigo do homem quanto o cachorro? Até pode existir, mas quem tem um cachorro nunca está sozinho! “São os animais mais adaptáveis a nossa rotina. Claro que cada cachorro tem sua particularidade de personalidade, mas, no geral, eles só sabem dar amor e carinho”, argumenta Rodrigo Posso.

Quando estamos tristes ou bravos com algumas coisas do dia a dia, não há nada melhor que chegar em casa e receber um monte de lambidas e rabinho abanando. “Eles nos fazem companhia e aprendemos a cuidar e nos preocupar com um ser que precisa de nós. Aprendemos a ter mais responsabilidade. Cachorro é, sem dúvida, a melhor forma de amor. Sem brigas, sem cobranças…. Só o amor”, conclui.

Depois dessa vai dizer que não deu vontade de ir correndo abraçar o seu cachorrinho? Ou, se você não tem, que tal arrumar um? O que importa é ser feliz!

 

4 motivos que demonstram que pessoas com cachorros são mais felizes:  

  • É muito mais divertido caminhar ou correr na companhia de seu cachorro que sozinho
  • Além de ser um grande companheiro ajuda quem está com ele a conhecer pessoas novas, trata-se de um grande suporte a socialização, fator que por si só é muito benéfico a saúde
  • Causam um aumento dos níveis de serotonina e dopamina, trazendo sensações de prazer e felicidade
  • Contribuem no abrandamento do estresse do seu dono

Texto: Juliana Klein / Foto: ©oneinchpunch/Shutterstock.com

Written by viverfazbem