Utilizar vasilhas de plástico para esquentar alimentos no micro-ondas é realmente um fator de risco para o câncer?

Espalha-se por aí, especialmente pela internet, redes sociais e WhatsApp, de que utilizar vasilhas de plástico para esquentar alimentos no micro-ondas não é recomendado por liberar toxinas cancerígenas. Mas isso é realmente verdadeiro ou se trata apenas de mais um dos muitos boatos que viralizaram pela web?

A oncologista clínica do Grupo Oncologia D’Or, Dra. Ana Carolina Nobre de Mello esclarece: “Apenas Boato. Este mito vem do fato de que vários materiais como madeira, metais e plásticos, quando levados a combustão, produzem substâncias chamadas digoxinas. As Digoxinas podem estar relacionadas a doenças na pele, fígado e câncer. Os plásticos não liberam digoxina quando usados no micro-ondas. A não ser que você incinere a comida!”, garante.

Além disso, não existe comprovação científica de que o uso de utensílios de plásticos, mesmo no micro-ondas, aumente o risco para o desenvolvimento do câncer. Não existe também, segundo a médica, restrição quanto aos alimentos que são levados nas vasilhas de plástico ao micro-ondas. “O que existe na verdade é que alguns plásticos não são feitos para micro-ondas, e estes, em altas temperaturas, podem liberar substâncias como ftalatos. Estudos em animais sugerem que ftalatos podem levar alterações relacionadas a fertilidade. Por isso é importante ficar atento na embalagem e usar apenas utensílios próprios para micro-ondas”, recomenda.

Fique atento a isso e procure comprar marcas que tenham sido avaliadas e aprovadas pelo INMETRO. Mas se você está cozinhando com plástico ou usa utensílios de plásticos, a melhor coisa a fazer é sempre seguir as instruções e apenas utilizar plásticos que são especificamente destinados para cozinhar. “No entanto, recipientes inertes são os melhores, como por exemplo, vidro resistente ao calor ou cerâmica”, recomenda a Dra. Ana Carolina.


Texto: Juliana Klein / Foto: ©Valentin Casarsa/iStock.com

Written by viverfazbem