Postura adequada,  além de manter uma boa qualidade de vida, evita doenças. Siga algumas dicas simples e tenha um dia a dia sem dores

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial terá, ao menos, um episódio de dor nas costas durante a vida.  No Brasil é considerada a doença crônica mais comum, atingindo cerca de 36% da população, segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública.

Portanto, ter uma postura correta (literalmente) é essencial para manter a boa saúde do corpo e impedir que doenças como hipercifose (corcunda), escoliose, lordose e hérnia de disco, entre outras, atrapalhem seu dia a dia.

 

Corrigindo a postura

Segundo a fisioterapeuta da Inspire Fisioterapia e Pilates, Carla Tissiane de Souza Silva, é necessário trabalhar diariamente para sempre manter uma postura correta. “O ideal é procurar ter um equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, permitindo proteger as estruturas de suporte de corpo contra lesões ou deformidades, não causando fadiga. Para que isso ocorra, é preciso avaliar se as suas atitudes corporais diárias estão corretas”, explica Carla. Para isso, ela cita algumas dicas. Confira abaixo!

 

O ideal é procurar ter um equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, permitindo proteger as estruturas de suporte de corpo contra lesões ou deformidades, não causando fadiga. - Carla Tissiane de Souza Silva

 

  1. Ao dormir: O ideal é possuir um colchão semi-rígido ou de espuma, que permita que o peso seja bem distribuído. O colchão mais próximo do ideal é aquele que você não afunda quando deita. Caso você durma de barriga para cima, utilize um travesseiro embaixo dos joelhos; caso você durma de lado, um travesseiro entre as pernas dobradas é uma boa opção. Dormir de bruços deve ser evitado ao máximo, mas, caso você não consiga de nenhuma outra forma, coloque o travesseiro embaixo da barriga, e não da cabeça.
  2. Ao limpar a casa: Evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado se estiver em pé e utilize uma leve flexão dos joelhos para melhor acomodar sua coluna e não sobrecarregar articulações; na hora de passar a roupa, a mesa deve ter uma altura suficiente para que a pessoa não se incline. Ao elevar algum peso acima da cabeça deve-se apoiar o peso no corpo, e subir em uma escada ou banco para guardá-lo adequadamente. Para erguer um peso qualquer, o correto é abaixar-se flexionando os joelhos até embaixo, sem curvar a coluna, e levantar-se transferindo o peso para as pernas, não para a coluna.
  3. No trabalho: Para se sentar corretamente na mesa, o ideal é encostar as costas na cadeira, além de manter os pés apoiados no chão e procurar ocupar a maior área possível do assento com as coxas. Evitar torções de corpo inteiro, levantando-se ou usando uma cadeira que gire com facilidade para falar com alguém ou pegar algo.

Dica: Força nos exercícios!

Praticar atividades físicas ajuda a fortalecer os músculos da coluna, favorecendo a postura correta. Para quem já tem problemas, o tratamento com RPG (Reeducação Postural Global) ou Pilates pode ser uma ótima opção, mas, sempre consulte o médico especializado antes de iniciar a prática regular.

Texto: Mirella Stivani / Foto: ©Shutterstock.com

Written by viverfazbem