Dieta imunomoduladora pode ajudar na prevenção e na recuperação de diversos males do organismo

A relação entre alimentação e saúde nunca esteve tão em alta. Neste contexto, certos alimentos ganham destaque tanto na prevenção quanto na recuperação de doenças. Chamados de alimentos imunomoduladores, eles atuam diretamente no sistema imunológico do organismo. A nutricionista e especialista da Nova Nutrii, Joanna Carollo, conta como eles agem:

  • Vegetais folhosos de coloração verde escura como a couve, o agrião e o brócolis são ricos em antioxidantes, substâncias capazes de combater a ação de radicais livres (agentes que causam danos às células e facilitam o surgimento de doenças). Além disso, possuem alta concentração de ácido fólico – uma vitamina essencial para a formação dos linfócitos (células de defesa), tanto que sua carência nutricional pode tornar a resposta imune menos eficiente.
  • Frutas e legumes amarelo-alaranjados são ótimas fontes de vitamina C, sobretudo no caso da laranja. Esses alimentos estimulam a produção de glóbulos brancos, estruturas fundamentais para a resposta imunológica e, por consequência, aumentam a resistência a infecções, especialmente respiratórias.  Alimentos como o abacaxi, a acerola, o pimentão e a cenoura também são ricos em betacaroteno, um pigmento que confere a esses vegetais, além da coloração característica, importantes propriedades antioxidantes.  Este carotenoide também é conhecido por ser precursor da vitamina A.
  • Alimentos de coloração roxo-avermelhada como o morango, amoras, uvas, beterrabas e tomates são ricos em flavonoides, em especial a antocianina. Esses compostos fitoquímicos reduzem a ação dos radicais livres, combatem o envelhecimento precoce das células e ainda melhoram a função imune por aperfeiçoarem a resposta dos anticorpos. Outro importante antioxidante presente nesses alimentos é o licopeno, que além de fortalecer a função imunológica, tem sido amplamente estudado na prevenção de algumas doenças crônicas.

Evite os vilões da imunidade

A nutricionista alerta ainda para os hábitos alimentares que podem minar a saúde “O abuso de produtos industrializados, ricos em açúcar, aditivos químicos (como corantes e aromatizantes) e gorduras ruins (trans e saturadas) propiciam processos inflamatórios e deprimem a resposta imune. Obviamente, vícios como álcool e o fumo causam grande prejuízo ao organismo, pois estimulam a ação de radicais livres e estão associados ao surgimento de diversas doenças crônicas” Evitando esses hábitos e, especialmente, apostando em uma dieta equilibrada, é possível ter um sistema imunológico eficaz, conferindo ao indivíduo uma verdadeira “saúde de ferro”.


Texto: Juliana Klein / Foto: ©master1305/iStock.com

Written by viverfazbem