A importância de ter uma autoestima elevada e evitar pensamentos negativos para viver bem e melhor

Você já deve ter ouvido várias vezes que sempre devemos nos amar em primeiro lugar. E afirmação está certíssima! Ter uma autoestima elevada é um passo importante para evitar pensamentos negativos, que nos fazem estagnar e não progredir, tanto na vida pessoal como no campo profissional.

Segundo a psicóloga pós-graduada em Psicologia Existencial Humanista e Comunicação, Cultura e Linguagem, e docente no ensino superior na Universidade Estácio de Sá em São Paulo, Beatriz Acampora, a autoestima é a base da autoconfiança. “Uma pessoa autoconfiante tem mais chances de promover relacionamentos saudáveis, uma vez que conhece quais são os seus limites, avalia suas prioridades, respeita a si mesma e às suas emoções. Pessoas autoconfiantes tendem a expressar confiança na própria capacidade de superar desafios e situações difíceis, investem mais no seu desenvolvimento pessoal e profissional e são mais resilientes”, explica.

As pessoas se colocam para baixo, e isso as impede de alcançar suas metas. - Beatriz Acampora

Por isso, é importante ter uma visão positiva de si mesmo, não valorizando apenas os pontos negativos, mas enxergando sobretudo o que se tem de melhor. Autocríticas exageradas não ajudam ninguém a melhorar, pelo contrário. Segundo a presidente do Instituto Profissional de Coaching, Madalena Feliciano muitas vezes, o indivíduo se torna seu próprio inimigo. “As pessoas se colocam para baixo, e isso as impede de alcançar suas metas”, explica a especialista.

Você é feliz?

Da mesma maneira que os músculos do corpo podem ser trabalhados, também é possível melhor a autoestima com exercícios diários para a sua mente. Primeiramente, é preciso analisar se sentimentos como insegurança, perfeccionismo, depressão e inadequação não estão atrapalhando seu crescimento pessoal. Caso sim, fazer terapia pode ajudar no processo de aprender a deixar toda a negatividade para trás. Não hesite em procurar um especialista para uma melhor avaliação.

Depois, analise as seguintes questões: Você realmente está vivendo a vida que gostaria? O seu trabalho traz felicidade? Está satisfeito consigo mesmo (a)? Se a resposta for negativa, tente mudar o que não lhe agrada. A insatisfação crônica é um convite e tanto para a baixa autoestima se instalar de vez.

7 dicas para aumentar a autoestima

  • Não tome decisões precipitadas;
  • Não se critique demais;
  • Enfrente os problemas com firmeza;
  • Trabalhe o autoconhecimento;
  • Aprenda com as experiências passadas (evite repetir os mesmos erros);
  • Acredite que você é uma pessoa especial;
  • Sempre trate a si mesmo com muito amor e carinho.

Texto: Mirella Stivani / Foto: ©Shutterstock.com

Written by viverfazbem